ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Introdução
Todos nós sabemos que grande parte de nossas vidas se passa em organizações, que podem ser uma escola, uma empresa, um hospital, uma instituição pública.
É nelas que ganhamos nosso dinheiro, o que permite que possamos realizar nossos sonhos. Sabemos que quanto mais a organização cresce, adquire maior capacidade financeira e produtiva, maiores e melhores devem ser nossos ganhos e benefícios (financeiro, desenvolvimento profissional, etc.).
Por outro lado, as pessoas responsáveis pelas organizações, (acionistas, proprietários) também têm sonhos. Criaram um empreendimento e esperam vê-lo consolidado. Querem muito ver seus planos se realizarem, ver o crescimento e a continuidade de seus desejos se concretizarem.
Até aqui, podemos dizer que, já que as coisas são assim, todos estão trabalhando voltados para o sucesso e, quando isso acontece, a satisfação pessoal, o orgulho profissional, enfim, a motivação de todos atinge níveis muito altos. Quem não ficaria feliz numa situação assim?
Porém, aí é que as coisas começam a mudar de figura. O sucesso nem sempre é uma garantia. A pergunta que fica no ar para empresários, dirigentes e todos os envolvidos é: "por que falhamos?”
Normalmente isso acontece devido aos seguintes fatores:
1) Não nos conhecíamos bem, ou seja, não definimos os nossos problemas de forma correta.
2) Não tínhamos bons planos de ação, ou porque não sabíamos analisar as informações e pensamos que sabíamos, ou porque não tínhamos o conhecimento técnico para isso.
3) Mesmo que tivéssemos um plano de ação, não fizemos as coisas acontecerem como deveriam e no tempo que deveriam.
4) Podem ter ocorrido coisas sobre as quais não tínhamos controle.
Então, como para tudo na vida, estamos falando de como agir para evitar a frustração dos nossos sonhos. Não basta acompanhar, administrar o trabalho. Precisamos ter uma estratégia.
Estratégia é a chave da boa gestão. E, como é