TIPOS DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Tipo de Onda
Origem
Intervalo de Freqüências (Hz)
Exemplo
Ondas de Rádio e TV circuitos elétricos oscilantes
104 a 1010 emissoras de rádio, tv e radar
Microondas
correntes alternadas em tubos de vácuo
108a 1012 telecomunicações Infravermelho qualquer objeto aquecido
1011 a 1014 lareira Radiação Visível elétrons exteriores dos átomos
4x1014a 8x1014 luz Ultravioleta partículas eletrizadas nos átomos
8x1014a 1017
Sol
Raios X elétrons interiores os átomos e elétrons livres de alta energia desacelerados súbitamente
1015a 1020 radiografia Raios Gama desintegração de substâncias radioativas
1019a 1024 radioterapia O conjunto de todos os tipos de ondas eletromagnéticas é denominado "espectro eletromagnético". Existem, atualmente, muitos tipos de ondas eletromagnéticas que constituem esse espectro. Todas as ondas que fazem parte desse espectro propagam-se, no vácuo, com uma velocidade igual a da luz e podem ser originadas pela aceleração de uma carga elétrica. Apresentarei, a seguir, algumas características de cada tipo de onda que constitui o espectro eletromagnético.
Ondas de Rádio
São ondas que são produzidas por aceleração de elétrons em um antena emissora. Estes elétrons estão continuamente acelerados, portanto, produzem tais ondas. Têm uma frequência compreendida em até cerca de 108 Hz (hertz). As ondas eletromagnéticas usadas pelas antenas de TV têm as mesmas características das ondas de rádio. Todavia, elas apresentam frequência mais elevadas do que aquelas normalmente usadas nas estações de rádio.
Microondas
Considerando frequências mais elevadas do que as ondas de rádio, encontramos ondas eletromagnéticas denominadas microondas. Estas ondas têm frequências compreendidas, aproximadamente, entre 108 hertz e 10¹² hertz. As microondas são amplamente usadas em telecomunicações, transportando sinais de TV ou transmissões telefônicas (por "via satélite").
Radiação Infravermelha
A região