Administração Estratégica
Um dos primeiros usos do termo estratégia foi feito apróximadamente 3000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzuo, que afirmava que “ Todos os homens podem ver as tácticas pelas quais eu conquisto, mas ninguém consegue ver a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas.”
Alguns autores definem Estratégia como sendo “ Um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os agentes executam para atingir melhor o desempenho da empresa.”
A Administração Estratégica emergiu como uma parte do planejamento estratégico, que, actualmente é considerado um dos seus principais instrumentos. A.E teve uma constituição tardia em relação a outras disciplinas tradicionais do conhecimento administrativo.
O objectivo principal da A.E é a adequação constante da organização ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os seus accionistas e a satisfação dos seus Stakeholders.
A Crescente Importância do Planejamento Estratégico
Antigamente, antes do início dos anos 70 as planificações designadas pelos administradores de empresas tinham em vista um longo prazo, juntamente com a sopusição que os tempos económicos futuros iriam melhorar, e assim, apenas extendiam o seu plano original.Os grandes choques ambientais e crises económicas dos anos 70 e 80 puseram um fim a tal abordagem de planejamento de longo prazo.
Vindo-se forçados, os administradores tiveram que desenvolver uma abordagem sistemática para análise do ambiente, avaliação dos pontos fortes e fracos das suas organizações possuíam uma vantagem competitiva.
A importância da Administração Estratégica deriva de vários pontos: A Administração Estratégica está envolvida na maioria das decisões tomadas pelos administradores; Uma pesquisa com empresários revelou que o planejamento estratégico lhes dava metas específicas e forneciam as suas equipas uma visão unificada; De uma forma geral, empresas com sistemas formais de Administração