OSCar
Implantação da responsabilidade social na Engenharia Civil
ENGENHARIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Implantação da responsabilidade social na Engenharia Civil
Projeto de Pesquisa elaborado e apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Introdução a Engenharia Civil do curso de Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).
Orientador: Prof. Fabrício Bassani dos Santos.
Palmas – TO
2014
SuMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Iremos abordar neste trabalho acadêmico a discussão com as principais características sobre a implantação da responsabilidade social na engenharia civil, tratando-se de um assunto moderno e amplamente discutido, dissertaremos sobre o a tema no âmbito do Brasil e América Latina.
Atualmente, a responsabilidade social está no centro das discussões das principais economias do mundo e é praticamente indissociável do conceito de desenvolvimento sustentável. (Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción – ALCONPAT, 2013)
No caso do Brasil, pais com dimensões continentais, possuem ainda uma grande carência em infraestrutura e habitação, mesmo com o grande investimento nos últimos anos nas referidas áreas um grande decift a ser superado. A pesquisa usou como base dois artigos publicados pela ALCONPAT Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción) em 2013 e (A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS. Marco Aurélio Cremasco 2012)
1.2 Desenvolvimento
Foi a partir do início da década de 1970, depois da “Aliança para o Progresso”, programa destinado a acelerar o desenvolvimento econômico, cultural e social da América Latina, lançado pelo presidente americano John F. Kennedy, que muitos países latino-americanos iniciaram seus programas de reformas