trajetoria de 1960 á 1980
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho e os princípios das primeiras movimentações que levaram os estudantes a protestarem contra o governo foi a necessidade de uma reforma no sistema de ensino , assim como também houve os que lutavam para que as reformas de bases proposta no governo de João Goulart fossem executado , bem como, a repressão do próprio sistema militar.
O Serviço Social é uma profissão que surgiu no Brasil em 1930 e cujo exercício visa à melhoria das condições de vida da população através da implementação de políticas e programas sociais.
Durante o período compreendido entre o início da década de 1960 ao final dos anos 1980, o Serviço Social passou por inúmeros embates uma vez que foi nesse período que se deu a aproximação da profissão com a teoria marxista, em busca da legitimação e almejando agregar o caráter cientifico à assistência social.
Além da aproximação marxista, a Psicologia Social influenciou o comportamento do Serviço Social nos anos seguintes ao Movimento de Conceituação, pois permitiu aos Assistentes Sociais um maior conhecimento dos comportamentos dos grupos sociais à época.
O objetivo deste trabalho é elencaras as características das políticas sociais entre os anos de 1960 e 1980, as posturas do Serviço Social frente as estas políticas no mesmo período, além de demonstrar a relação da profissão com a Psicologia Social.
DESENVOLVIMENTO O surgimento do Serviço Social no Brasil ocorreu em 1930 tendo a Igreja Católica como influência direta. Além disso, o crescimento da industrialização e das populações urbanas demandou a necessidade de controlar a massa operária, incumbência esta dos Assistentes Sociais, que tem na questão social a base de sua fundação enquanto particularização do trabalho. Desse modo,