trajetoria historica brasileira 1960 a 1980
INTRODUÇÃO
A questão social surgiu no Continente Europeu no século XIX, dando origem ao fenômeno da pobreza crescente entre os membros da classe operária e dos mais desfavorecidos da sociedade.
Com a industrialização e urbanização, surgiu o empobrecimento do proletariado, concomitantemente, a classe operária teve consciência da sua condição de explorados e, também nascem movimentos de luta contra a exploração da classe dominante. Por isso, a questão social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrentá-la recorreu a implementação de políticas sócias.
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a questão social pode ser definida como : p conjunto das expressões das desigualdades das sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
Com a constituição de 1988,ideias, valores e direitos individuais, coletivos, sociais ou políticos são estabelecidos de acordo com as necessidades da população; e estabelece limites de poderes para os governantes. Propondo um texto onde são citados sociais, virando a pagina política e social do Brasil. Além das mudanças que ocorreram com a promulgação da constituição de 1988 nos direitos sociais, foi a partir da mesma que o serviço social como a tomar certos e norteada com segurança das leis e conquistando cada vez mais espaço como profissão atuante, a qual passou e continua passando por significativas transformações desde do campo de atuação até nas leis que regem a profissão.
DESENVOLVIMENTO
No início o aspecto de mutua ajuda era espontâneo, intrínsecos aos meios populacionais de convivência, com o desenvolver de ideias