Veículos de passeio utilizando energia solar
1- Contextualização
O desenvolvimento tecnológico e o crescimento populacional atrelado à redução de impostos sobre os produtos industrializados acarretaram em um aumento significativo da aquisição de automóveis no País.
Com o elevado crescimento do setor há a crescente preocupação com o consumo de combustíveis, que leva a um aumento significativo dos gases poluentes em todo o mundo.
Seguindo a proposta de projeto do TAI X, juntamente com a área de interesse do estágio curricular e a demanda por melhorias no setor automobilístico, o projeto irá estudar a utilização da energia solar como fonte de energia para abastecer as baterias dos veículos de passeio reduzindo assim o uso do alternador, consequentemente, reduzindo o consumo de combustíveis e as emissões de gases danos ao meio ambiente, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo plano nacional de eficiência energética.
b) Definição da área de negócio a ser operado - em que atuar.
2 - Introdução
O projeto em desenvolvimento está inserido no setor de desenvolvimento tecnológico automobilístico.
O mercado automobilístico brasileiro hoje é um dos principais mercados do mundo, cujo crescimento em vendas, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), foi de 23% em 2011, se comparado ao ano anterior, com base no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).
Diante disso, a estratégia adotada para definir a área de negócio se enquadra na estratégia de diversificação, pois se trata de uma empresa pioneira no desenvolvimento dessa tecnologia, no mercado nacional.
A estratégia adotada para competir no mercado consiste na estratégia de diferenciação de produto, pois o ramo da atividade consiste em criar um produto específico demandado pelo cliente. No caso um carro com tecnologias novas, menos poluente e com um custo elevado. Exigindo um investimento em pesquisa e assistência e alta