Prevenção secundária
É este nivel de prevenção que se enquadram os rastreios e os achados e caso : ambos visam identificar individuos presumivelmente doentes mas assintomaticos relativamente a situação em estudo.
Note-se que, enquanto um rastreio (screening) tem um ambito comunitario, o achado d caso (casefinding) iz respeito a individuos sob cuidados medicos. por outro lado, noa achados de caso, geralmente, a iniciativa é individual, e não dos sefviços de saúde, excetuam-se os > em que a iniciativa da procura dos casos é dos serviços de saúde ou dos profissionais.
De um modo geral, o rastreio aplica-se a doenças cronicas e que progridem para estádios progressivamente mais graves a não ser que sejam tratadas, sendo que a sua finalidade é reduzir a mortalidade ou a morbilidade por uam determinada doença no grupo ratreado.
Já o achado do caso consiste numa detecção oportunista da doença ou de seus fatores de risco em individuos quq consultam o seu médico por outros problemas, aplica-se , por exemplo, aqueles individuos que são sujeitos a rotinas pré- operatórias no decurso de cirurgias electivas.
Alguns autores consideram, no entanto, que os acahdos de caso consistem na procura de casos e de controlos para estudos epidemiológicos.
A fase da prevenção secundária também se apresenta em dois níveis, o primeiro diagnóstico e tratamento precoce e o segundo limitação da invalidez. Visa um diagnóstico imediato e um tratamento para evitar a prevalência da doença no indivíduo.
Mais cedo ou mais tarde, dependendo do indivíduo, um processo de doença como a aterosclerose da artéria coronária progredirá o suficiente para se