Betty Neuman
A principal preocupação da enfermagem é ajudar o sistema cliente a atingir, manter ou reter a estabilidade do sistema, auxiliando-o a fazer os ajustes necessários para o bem-estar ideal, tudo isto é possível através duma avaliação precisa dos efeitos possíveis dos stressores ambientais. Ao apoiar a estabilidade, a enfermeira proporciona o vínculo entre o sistema do cliente, o ambiente, a saúde e a enfermagem. As intervenções de enfermagem visam auxiliar o sistema a adaptar-se ou a ajustar-se e a reter, restaurar ou manter o grau de estabilidade entre as variáveis do sistema do cliente e os stressores ambientais, com um enfoque na conservação de energia.
As acções em enfermagem podem utilizar os três níveis de prevenção como intervenções, no sentido de manter o sistema estável.
Segundo a autora a própria enfermagem é considerada um sistema, porque a sua prática contém elementos em interacção. É também, uma profissão única preocupada com todas as variáveis que afectam os clientes no seu ambiente. Enfermagem na perspectiva de Neuman é assim uma intervenção preventiva. (Neuman, 1995).
Para uma correcta compreensão do conceito cuidados de enfermagem vamos passar a definir alguns sub conceitos subjacentes do Modelo de Sistemas de Neuman
Prevenção como intervenção surge como uma tipologia de intervenção, modo de acção de enfermagem e determinante para a entrada do cliente e do cuidador no sistema de cuidados de saúde. É nesta tipologia de intervenção que encontramos a prevenção primária, prevenção secundária e prevenção terciária.
A Reconstituição representa o retorno e a manutenção da estabilidade do sistema, após um tratamento de uma reacção ao stressor, o que pode resultar num maior ou menor grau de bem-estar. Representa a mobilização bem sucedida dos recursos energéticos.
A Estabilidade é um estado desejado de equilíbrio ou harmonia enquanto decorrem trocas de energia do sistema sem interromper o carácter do mesmo. A natureza