prevenção secundaria
Alguns Exemplos:
1 Um paciente hipertenso, previamente diagnosticado, que tem monitoramento de profissionais de saúde , exercício físico orientado, dieta adequada, é livrado das situações de estresse do cotidiano, terá uma evolução muito lenta da patologia, diminuindo incrivelmente as possíveis complicações da doença.
2 Um paciente com infecção por HPV ( papiloma virus humano) no colo do útero com acompanhamento e orientação do ginecologista , pode evitar o câncer de colo de útero.
3 Um paciente com tendinite em fase aguda, inicial, com o tratamento fisioterapêutico correto, pode evitara piora que evolui para a diminuição dos movimentos do braço.
4 Um paciente com AIDS, fazendo uso correto da medicação diminui as possibilidades de complicações, melhora a qualidade de vida e garante maior sobre-vida.
3. Prevenção Secundária
Corresponde à detecção precoce de problemas de saúde em indivíduos presumivelmente doentes, mas assintomáticos para a situação em estudo. Pretende-se, ainda, que haja uma aplicação imediata de medidas apropriadas, com vista ao rápido restabelecimento da saúde ou, pelo menos, um condicionamento favorável da evolução da situação, com cura e/ou redução das consequências mais importantes da doença.
Este nível de prevenção pressupõe o conhecimento da história natural da doença, a existência de um período de detecção precoce suficientemente longo (período pré-clínico ou assintomático) e facilmente detectável, e que seja passível de