Administração estratégica e o planejamento estratégico situacional
Essa questão deve ser respondida na forma de uma redação com um mínimo de 10 e um máximo de 15 linhas
Resposta:
Frente a uma realidade que colocava as organizações brasileiras em desvantagem com a concorrência internacional houve uma reação nas empresas de grande e médio porte - e que aos poucos alcança também as de pequeno porte e as micro empresas. - sob a ameaça de ver suas estruturas industriais abafadas pelas empresas e produtos estrangeiros. Fez-se necessário a adoção de modelos de gestão dos negócios mais adequados.
O modelo Planejamento Estratégico Situacional, abordado por Matus (93), critica não a racionalidade ou a interação entre os agentes políticos considerados pelos demais modelos, mas sim a forma em que o processo de planejamento é efetuado.
Neste modelo, o processo de planejamento não atua de forma homogênea para todos os problemas ou situações, mas possui momentos ou períodos em que predomina um aspecto do planejamento, sendo apoiado pelos demais.
Já Igor Ansoff aborda o modelo de gestão chamado Administração Estratégica. Ansoff propõe um modelo de comportamento do que ele denomina de organizações a serviço do ambiente (OSA), organizações cuja função primordial é o fornecimento de bens e serviços à sociedade.
O principal diferencial que os modelos de Matus e Ansoff apresentam em relação aos demais modelos é abordagem dinâmica do ambiente e a importância do conceito de desenho e cálculo estratégico, sendo definidos como a reflexão sobre a possibilidade de