trabalho administração
RODRIGO DE ANDRADE
(RA 10.2.9974)
EAD-375 – Atividade 4
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
RODRIGO DE ANDRADE
EAD-375 – Atividade 4
Trabalho apresentado junto ao Curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto, como requisito parcial para aprovação na disciplina Administração Estratégica.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
INTRODUÇÃO
A gestão pública inicia-se em um período caracterizado por uma grande expectativa por parte da população. Neste período o governante faz a apresentação de suas propostas de governo.
O gestor público necessita estabelecer um plano para garantir o foco e o direcionamento, para isto é fundamental ter um bom processo de planejamento. O ponto chave para um bom plano é que este deve fazer a ligação entre a gestão pública e a política pública, explicando seus objetivos, a origem dos recursos, as áreas competências e os agentes necessários e os mecanismos utilizados.
DESENVOLVIMENTO
A preocupação com a boa gestão e com a eficiência das políticas públicas passa a ser, ou deveria ser, uma constante nos governos locais. A brevidade dos mandatos não permite aos governantes trabalhar com improviso. Desta forma é primordial a utilização de ferramentas que auxiliem a tomada de decisões. O Planejamento Estratégico Situacional – PES, apresenta se como um importante instrumental de planejamento e gestão que permite priorizar as ações conforme a capacidade real de execução, amparada no conceito do triângulo de governo. No Planejamento Estratégico Situacional – PES, não está assegurado o controle da realidade, pois pressupõe a ação de outros atores, e o cálculo de implantação das políticas públicas deve avaliar esta reação, procurando medir o impacto em diferentes graus sobre os diversos grupos que