administração estraTEGICA
Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios de funções a nível físico, mental e espiritual. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).
Doenças
Diferentes ciências se dedicam ao estudo das doenças, entre elas: a patologia estuda as doenças no geral, relacionadas à medicina e outras áreas; a ciência médica estuda as doenças dos humanos; a fitopatologia analisa as doenças que afetam as plantas; a medicina veterinária estuda as manifestações patológicas nos animais.
Em geral, ao examinar um doente, o profissional observa os sinais e sintomas e os associa a uma determinada doença, solicita exames diversos e a partir dos resultados informa um diagnóstico, que será a base para o tratamento.
As doenças podem ser orgânicas (por exemplo, arteriosclerose) ou transmissíveis (como a gripe). As doenças transmissíveis são causadas por micróbios tais como parasitas, bactérias, fungos e vírus, em geral presentes na urina e nas fezes dos animais portadores (doentes ou não). Para evitar a transmissão temos que tomar providências coletivas.
Imunidade é a resistência natural ou adquirida pelo nosso corpo a um micróbio infeccioso ou tóxico, enquanto estamos vivos. É o principal meio de defesa do nosso corpo contra as doenças. Ela é realizada através dos anticorpos que temos no sangue.
Muitos anticorpos são adquiridos da mãe ou através de vacinação. Outros são posteriores a doença. Para que uma doença ataque uma pessoa sadia é necessário que: haja um micróbio causador e um local contaminado com este micróbio; haja uma maneira deste micróbio sair daquele local e penetrar na pessoa sadia; que a pessoa sadia esteja indefesa biologicamente, ou seja, seu corpo não conter