Administração de vendas
2009
INTRODUÇÃO
A função de vendas tem evoluído no tempo como decorrência natural das mudanças ocorridas no mundo dos negócios.
Documentos relativos à história da Grécia Antiga revelam, que a venda estava ali presente como atividade de troca, e que o termo vendedor já era utilizado.
Contudo, a profissão do verdadeiro vendedor, tal qual é concebida,data dos idos da Revolução Industrial, na Inglaterra, da metade do século XVIII até a metade do século XIX.Antes deste período haviam os mercadores,artesãos e outras pessoas que exerciam a atividades de vendas.
Na fase da Idade Média , os primeiros vendedores “porta a porta” apareceram sob a forma de peddlers.
Coletavam produtos do campo e os vendiam nas cidades e em contrapartida os produtos manufaturados nas cidades por eles comercializados no campo.
Nessa função já exerciam importante função de marketing, identificando necessidades, realizando compra de mercadorias, escolhendo sortimentos e redistribuindo mercadorias.
A associação entre artesãos e mercadores tornou a venda pessoal configurada como atividade mercantil.
ERA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Com a revolução industrial, a produção se intensificou e os excedentes de consumo começaram a justificar o papel econômico do vendedor, pois as economias locais eram incapazes de absorver o que era produzido.O comércio começa então a florescer entre as cidades e mesmo internacionalmente.
Assim, a economia de escala de produção estimula o crescimento de mercados massivos em áreas geográficas dispersas que precisavam ser alcançadas através do trabalho do vendedor.
E a contínua necessidade de novos consumidores em mercados cada dia mais dispersos incrementou significativamente o número de vendedores.Essa foi a primeira onda do trabalho do vendedor na Era da Revolução Industrial.
ERA PÓS-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Até o início do século XIX, a venda pessoal já estava bem caracterizadana