Administração de rh
Resumo
Embora ainda sejam poucos os estudos sobre o fenômeno monitoramento ambientais em pequenas empresas podem-se destacar alguns estudos que já abordaram este tema. Investigaram práticas de monitoramento ambiental de pequenas empresas e indenficaram frequência de monitoramento e as fontes de informações mais usadas por Organizações de pequeno porte desprovidas de executivo e dirigidas por seus próprios donos. Os resultados mostraram que o monitoramento do tipo contínuo foi mais verificado entre as unidades do que o tipo periódico ou irregular, mesmo quando o dono percebe o ambiente como estável.
O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que Investigou fatores de sucesso e fracasso na criação e gestão de pequenas empresas, práticas de monitoramento ambiental e critérios utilizados em decisões financeiras e de investimento. Assim, são apresentados, especificamente, os resultados relativos à amplitude e frequência do monitoramento de informações externas verificado nas empresas investigadas.
As fontes pessoais, definidas como aquelas envolvendo contatos regulares diretos com. pessoas, foram consideradas mais importantes do que as impessoais e as principais foram do tipo informal, nesta ordem: a família do proprietário, clientes, amigos e colegas de profissão. Os setores do ambiente considerados mais importantes para análise foram o mercado de Atuação e as condições da economia. Embora o mercado de atuação tenha recebido destaque, os competidores não foram vistos como fontes importantes de informações e os dirigentes. Entrevistados tinham poucas coisas a falar sobre eles.
As pequenas empresas desempenham um importante papel na sociedade, gerando empregos com menor capital investido e dinamizando a economia das regiões em que se localizam. Porém, é alta a taxa de mortalidade nos primeiros anos de vida destes empreendimentos e são muitas as barreiras a serem superadas pelo empreendedor para o