Administração de Recursos Humanos
Escreva um texto, de pelo menos três laudas, explicitando a importância que teve o advento da Sociologia para a humanidade e como os pensadores clássicos contribuíram para que essa ciência adquirisse tamanha importância.
A Sociologia é uma ciência que procura compreender os males da sociedade e assim tentar corrigi-los para que esses não se repitam no futuro. Sua função é tentar compreender e explicar o modo com que as pessoas, empresas, instituições e até mesmo o próprio Estado se organizam e como esses interagem com outras sociedades. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
Criada em 1838 (séc. XIX) por Auguste Comte, tinha como objetivo unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados através de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
Comte propôs, para o estudo dos fenômenos sociais, o positivismo, corrente de pensamento que exige a subordinação dos conceitos aos fatos e a aceitação da idéia segundo a qual os fenômenos sociais estão sujeitos a leis gerais, embora admita que as leis que governam os fenômenos sociais são menos rígidas do que as que regulamentam o biológico e o físico. Dividiu a sociologia em duas grandes áreas, a estática, que estuda as condições de existência da sociedade e sua principal característica é a ordem harmônica, e a dinâmica, que estuda seu movimento contínuo. O fator preponderante do progresso é o desenvolvimento das ideias, mas o crescimento da população e sua densidade também são importantes. Para evoluir, o indivíduo e a sociedade devem atravessar três etapas: a teológica, a metafísica e a positiva.
Karl Marx (1818-1883) divide a sociedade em duas classes, onde uma detém os recursos e a outra possui apenas a sua força de trabalho,