Administração de materiais
O objetivo da classificação de materiais é catalogar, simplificar, especificar, normalizar, padronizar e codificar todos os componentes do estoque da empresa.
Catalogação: arrolamento de todos os itens de material existentes.
Simplificação: redução da diversidade de um item empregado para o mesmo fim.
Especificação: descrição minuciosa que possibilita melhor entendimento entre o consumidor e o fornecedor quanto ao tipo de material a ser requisitado.
Normalização: se ocupada da maneira pela qual devem ser utilizados os materiais em suas diversas finalidades.
# 8.1. Os tipos de Inventários Físicos são:
b) inicial - realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
c) de transferência de responsabilidade- realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora ;
# Sistema de reposição periódica (modelo de estoque máximo ou modelo de intervalo padrão) - os pedidos para reposição de estoques são feitos periodicamente. A quantidade comprada, somada com a existente em estoque, deve ser suficiente para atender o consumo até a chegada da encomenda seguinte. Nesse modelo, decorrido certo período T, verifica-se o que falta para chegar ao Estoque Máximo e faz-se o pedido do Lote de Compra.
Sistema de reposição contínua (sistema de ponto de pedido ou sistema de máximos e mínimos) sempre que o estoque atingir uma determinada quantidade, um novo pedido de compra é emitido. Esta quantidade é chamada de Ponto de Pedido. A principal vantagem desse método é uma razoável automatização do processo de reposição, que estimula o uso do lote econômico, em situações em que ele pode ser usado naturalmente, e abrange os itens das classes A, B e C.
# MRP, sistema de planejamento de necessidades, o estoque é EMPURRADO, produz-se antes do cliente fazer o pedido, de acordo com estudos da