Resumo Cap. 1 - Estrutura de Dados
A maioria das linguagens de programação trabalha com a noção de tipos de dados, sejam estes primitivos ou construídos, possuindo uma representação adequada. Ao declararmos uma variável de determinado tipo, estamos delimitando o conjunto de valores que esta pode tomar e também suas operações.
Tipos Primitivos
Serão abordados quatro tipos, lembrando que diferentes linguagens não possuem necessariamente os mesmos tipos de dados.
Tipo Inteiro
Abrange números negativos, zero ou positivos, e tem como operações a soma, subtração, divisão inteira, resto da divisão e multiplicação, sendo que cada uma dessas operações recebe dois valores e fornece um valor como resultado. Além disso também é possível fazer comparações entre dois inteiros para testar se são iguais ou diferentes.
Tipo Real
Envolve os números racionais, ou seja, números representados por uma parte inteira e uma parte fracionária. Tem como operações a soma, subtração, divisão e multiplicação, cada uma destas recebendo dois números e fornecendo um resultado do mesmo tipo. Como no caso dos inteiros, podemos comparar dois elementos para verificar se são iguais ou diferentes.
Tipo Lógico
Este tipo consiste exatamente em dois valores, verdadeiro e falso. Suas operações consistem em conjunção e disjunção na qual elas recebem dois valores e tem por fim um resultado do tipo lógico, e a operação de negação que basicamente retorna o valor lógico contrário. Além disso, podemos comparar a igualdade e desigualdade de valores do tipo lógico.
Tipo Caractere
Os valores deste tipo são chamados de “caracteres alfanuméricos”, pois abrangem dígitos decimais, letras e alguns símbolos especiais. Não faremos operações dentro deste tipo, apenas comparações de igualdade e desigualdade.
Funções de Transferência
É conveniente admitir que em certos casos nos deparamos com operações que manipulam valores de diferentes tipos, como uma comparação de qualquer tipo que
resulta num valor lógico.