Administração de marketing
Marketing é um processo muito amplo que requer um entendimento de seus vários elementos, sendo possível aplicá-lo para corrigir mercados, aumentar o nível de conscientização dos consumidores sobre determinado produto, além de uma série de outras alternativas. O marketing é um conjunto que envolve identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais;tendo como principal objetivo a venda, e para isso acontecer são necessárias um série de fatores que precisam ser estabelecidos, como: desenvolver um produto para atender uma demanda, estabelecer um preço para criar um valor e, consequentemente uma base para a troca.Segundo Kotler (2006, p. 5), a troca, que é o conceito central do marketing envolve a obtenção de produto desejado de alguém oferecendo algo em troca. Para Las Casas (2010, p.3), a troca é a base para a comercialização e, consequentemente, para o marketing.Muitos confundem marketing com propaganda, mas é preciso cuidado, pois é muito mais amplo que isso, sendo a propaganda apenas uma das ferramentas utilizadas no processo geral.
A administração de marketing tem como meta normatizar a criação e oferta de valores para estimular a transação desejada. Por este conceito o administrador de marketing deve buscar informações em seu ambiente e adaptar a melhor proposta de marketing para satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores. O administrador ainda deve exercer as funções administrativas de organizar, planejar, controlar e executar.
Las Casas (2010, p. 15) estabelece que, as funções da administração de forma sucinta, são: * Estabelecer objetivos da organização; * Escolher e estudar o mercado selecionado e verificar as condições de atendê-lo; * Desenvolver o composto mercadológico; * Implementar o plano; * Controlar o plano para verificar se está alcançado os objetivos.
O ponto chave do markenting é conhecer e entender o cliente, para que o produto seja adequado a ele. Para Las Casas