Administração de marketing
1. CONCEITO
A administração de marketing é uma ação administrativa nas empresas que tem como função vender e comercializar as mercadorias e serviços, só que a palavra marketing tem um sentido muito mais amplo, pois o marketing além de produzir algo, segundo os desejos e necessidades dos consumidores, vai desde a idéia do que produzir até como vender, então fica evidente a importância do setor de marketing, pois não basta só produzir como também vender. O conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, bastante desfocado, pois muitos o associam com a venda de produtos de qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Outros acreditam tratar-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não tem.
O marketing influencia muito os consumidores, e isso acaba afetando a qualidade de vida dos mesmos, desde então surgiu uma nova orientação de marketing para conscientizar os problemas criados pelo homem, e não adianta existir leis, porém há um conceito que precisa ser seguido rigorosamente, que é definido como planejamento, organização, direção e controle, que é aplicado no setor comercial das empresas.
Segundo a Américan Marketing Association (AMA) o marketing é o desempenho de atividades empresariais que dirigem o fluxo de mercadorias e serviços dos produtores para os consumidores finais, porém atualmente essa definição esta limitada a idéia de que o marketing é apenas uma teoria sobre o produtor e o consumidor final. Mas não, o marketing vai mais alem disso, ele abrange desde antes da produção e vai até depois do consumo.
De uma forma geral e simplificada pode-se afirmar, que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços.
Com base nisso o autor Philip Kotler, propôs uma outra definição, que é a substituição de troca de