Contabilidade
Esta pesquisa tem como objetivo mostrar método Du Pont e a sua aplicabilidade, a revisão analítica do balanço patrimonial o da Demonstração do Balanço do Exercício.
O sistema Du Pont permite trabalhar dentro de um mesmo modelo todas as contas pertinentes a essas demonstrações.
Será apresentado um exemplo que demonstra a utilização do Sistema Du pont na execução de um trabalho.
2) Método Du Pont
O modelo de Du Pont da analise financeira foi criada por F. Donaldson Brow, Bacharel em Engenharia Elétrica, que se juntou com a Du Ponte em 1909 como um vendedor de explosivos.
Em 1912 Brow encorajou o tesoureiro da Du Pont que touxe o para a o departamento financeiro, onde começou a utilizar os procedimentos de contabilidade uniforme e formulas estatísticas para avaliar o interesse da empresa.
3) O Sistema de Analise
O método Du Pont é um sistema de analise que tem sido utilizado pela administração financeira como uma ferramenta para analisar as demonstrações contábeis e avaliar a estrutura e situação financeira de uma empresa. O sistema Du Pont faz uma interligação entre o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do exercício em duas medidas – sínteses da lucratividade: a taxa de retorno sobre o ativo total ( ROA ) e a taxa de retorno sobre o patrimônio liquido ( ROE ).
O sistema Du Ponte primeiramente reúne a margem liquida, que mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, indicando o quanto a empresa foi eficiente utilizando seus ativos nas gerações das vendas.
O passo posterior do sistema Du Ponte é a utilização do multiplicador de crescimento financeiro resultante da divisão total do passivo e Patrimônio Liquido pelo próprio Patrimônio Liquido. O resultado reflete o impacto da alavancagem ( uso do capital de terceiros ) sobre o retorno dos proprietários.
A vantagem do sistema Du Pont que sobre sai é que ela permite a empresa desdobrar o seu retorno sobre o patrimônio liquido em três