Administração de Conflitos
Este trabalho é de fundamental importância para compreender a relação entre os conflitos e o comportamento dos funcionários na organização.
Os objetivos organizacionais são satisfeitos na medida em que a empresa garante o equilíbrio entre os conflitos nas equipes e baixos índices de rotatividade na organização.
A qualidade de vida no trabalho teve grandes progressos devido ao modo de organização do trabalho, fazendo as empresas valorizar seus integrantes, possibilitando maior atuação no processo de produção, aumento da motivação no trabalho e garantindo uma melhor qualidade no produto, bem como o favorecimento da saúde mental e física do trabalhador.
Através de pesquisas e estudos em livros conseguimos identificar o quando o conflito está diretamente relacionado com o desempenho dos funcionários, ou seja, quanto menos conflitos acontecerem nas equipes, melhor será o seu desempenho. “Sem a capacidade de administrar conflitos, você não pode ser bem-sucedido em sua organização. (Wisinski, 1994, p. 5).” Dessa forma, o objetivo é mostrar que funcionários motivados, transformam-se de simples trabalhadores assalariados em colaboradores que lutam por objetivos comuns com a organização, ou seja, buscam crescimento organizacional e profissional.
Assim optou-se por um estudo das maneiras em que as empresas oferecem e aplicam meios para administrar os conflitos e motivar seus colaboradores.
2. ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
De acordo com Wisinski, (1994), os conflitos fazem parte de nossas vidas, porém não pode ocorrer diariamente, mas por ser recorrente em nossas vidas, precisamos buscar maneiras de lidar com ele e resolve-los.
Os conflitos existem há muito tempo, desde o inicio da civilização, fazem parte do processo de desenvolvimento dos seres humanos e são necessários para o