Administração de carreiras
Papéis na Administração de Carreiras
O papel da empresa é bem mais amplo do que apenas a estruturação de processos sucessórios e para estudá-lo vamos dividi-lo em três categorias em função da natureza de decisões.
1) Definição estratégica: nesta categoria são agrupadas decisões ligadas à compatibilização do Sistema de Administração de Carreiras aos princípios que balizam a gestão de recursos humanos e às estratégias organizacionais e negociais da empresa. Podem ser incluídas nesta categoria decisões como a conciliação entre desenvolvimento da empresa e das pessoas.
2) Definição do sistema de administração de carreiras: incluem-se nesta categoria decisões ligadas à configuração técnica do Sistema como a formatação e características das estruturas de carreira, níveis (degraus) dentro de cada estrutura e requisitos de acesso.
3) Definição da metodologia de concepção, implementação e atualização do sistema: as decisões abrangidas por esta categoria estabelecem o funcionamento do sistema. É necessário que seja levada em consideração a cultura da empresa, seu momento histórico e suas necessidades concretas.
Efetividade da Carreira Individual e da Organização
O compartilhamento das decisões sobre carreira vem-se apresentando como resposta às pressões sobre a organização para um maior envolvimento das pessoas com seu trabalho, para tornar as pessoas mais responsáveis com seu futuro profissional, para a obtenção de uma contínua adequação do processo de desenvolvimento das pessoas às necessidades da empresa. Porém existem resistências por parte das pessoas e das empresas que impedem que isso se torne realidade sempre. Algumas pessoas percebem o desenvolvimento de carreira como uma responsabilidade primária ou exclusiva da empresa, alguns acham que a ascensão na carreira é uma questão de sorte, bastando estar no lugar certo na hora certa, etc. Por parte das empresas, alguns gestores possuem resistência