Administração de carreiras
Na obra em questão, o autor Joel Dutra discute sobre a importância da administração de carreiras e seus principais órgãos pelos quais as empresas podem se arriscar para desenvolver um sistema de administração de carreiras compatível com a empresa, propondo atender necessidades dos funcionários, bem como as necessidades da empresa. A ideia do autor também é trazer uma reflexão sobre o assunto, já que ele é abundante e sua tendência é de constante transformação.
A Administração de Carreiras é algo fundamental para a Gestão de Pessoas de uma empresa, e o livro foi escrito a fim de que pudéssemos entender seus benefícios e defeitos.
O autor comenta três fatores básicos aos quais ele iria se dirigir a partir de então.
a) Administração de Carreiras ; b) Políticas e Praticas de uma empresa, em relação aos seus princípios de operação e manutenção dos planos de carreiras já existentes; c) Instrumentos de gestão de carreiras.
Para se abordar um sistema que possa vir a atender as necessidades da empresa, bem como dos gestores e funcionários, com transparência nas afinidades de ambos, faz-se necessário também a pratica e artifícios corretos e coerentes da empresa, a forma como ela se suporta com relação aos seus princípios e como a empresa transmite isso aos seus colaboradores. Estes, que estão na empresa, precisam estar avisados de como a empresas trabalha com o assunto da carreira, desenvolvimento técnico e profissional, etc. A empresa, desde o começo, tem que deixar claro estas normas, a fim de que os funcionários não fiquem sem saber o que fazer. Mas, para isso, é necessário se auxiliar de certos instrumentos de gestão de carreira, ou seja, modelos e técnicas que se utiliza para facilitar a implantação do sistema a adotar. O autor do livro em questão, Joel Souza, constantemente cita autores que anteriormente já