Funções orgânicas
O carbono tem a capacidade de participar de mais compostos do que todos os demais elementos químicos reunidos. Além de ser o principal constituinte dos seres vivos, os compostos orgânicos formam um número enorme de produtos muito importantes como o petróleo, os tecidos, os plásticos, os medicamentos, etc.
Assim,
A Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compotos do carbono.
C2H6O (álcool comum); C4H10O (éter, usado em farmácia e hospitais); C12H22O11 (açúcar); C8H18 (gasolina); C3H8O3 (glicerina extraída das gorduras).
- O carbono é tetravalente. Camada K= 2é, L= 4é, assim, terá sempre a tendência de formar 4 ligações covalente. CH4 – metano, ligação simples.
- Ligação dupla entre dois carbonos;
- Ligação dupla entre o carbono e o oxigênio;
- Ligação tripla com o nitrogênio.
Como o carbono tem uma condição que não é nem eletropositiva, nem eletronegativa, ele poderá ligar-se tanto ao H (hidrogênio) quanto ao O (oxigênio). Os elementos mais comuns nos compostos orgânicos típicos são o carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, chamados por isso de ELEMENTOS ORGANÓGENOS.
O átomo de carbono pode ainda fornecer cadeias curtas ou longas, com as mais variadas disposições. Nenhum outro elemento poderá formar cadeias tão longas e estáveis como o carbono:
TIPOS DE CADEIAS ORGÂNICAS
Quanto ao fechamento
- Cadeia aberta ou acíclica
- Cadeia fechada ou cíclica
Quanto a disposição dos átomos
- Cadeia normal
- Cadeia ramificada
Quanto aos tipos de ligação
- Cadeia saturada
- Cadeia insaturada
Quanto a natureza do átomo
- Cadeia homogênea
- Cadeia heterogênea
# uma classificação não anula a outra;
# dentre as numerosas cadeias cíclicas que aparecem na química orgânica, uma das mais importantes é a chamada NÚCLEO ou ANEL BENZÊNICO, que irá formar os compostos aromáticos.
Assim, percebemos as milhares variações possíveis e os milhões de compostos orgânicos