Administração de carreiras, joel souza dutra
“Administração de carreiras” de joel souza dutra
[pic]
[pic][pic]
A manutenção ou ampliação das vantagens competitivas é uma preocupação que actualmente alcança tanto empresas quanto profissionais na procura da preservação/expansão de seus espaços. As vantagens competitivas são resultantes do autoconhecimento, do conhecimento do ambiente e do compromisso com o contínuo desenvolvimento.
A Administração de carreiras é a resposta mais completa para estas questões. Para as pessoas, oferece instrumentos e metodologia para o planeamento individual da carreira e para a estruturação de desenvolvimento profissional e pessoal. Para as empresas, oferece conceitos e ferramentas para a Gestão dos Recursos Humanos de forma estratégica, para a integração e harmonização do conjunto de políticas e práticas de administração de pessoas de da organização.
Não é contudo a chave para a resolução de todos os problemas da Gestão de Recursos Humanos, mas uma importante contribuição para, permitir que haja uma constante adequação dos projectos de desenvolvimento das pessoas com o projecto de desenvolvimento da organização. Estimula e dá o suporte necessário para que as pessoas possam planear a sua vida profissional, auxilia as pessoas a identificarem e trabalharem os seus pontos fortes e a lidarem com os seus pontos fracos. Oferece às empresas, um instrumental que permite o uso intenso dos pontos fortes das pessoas, independentemente das suas preferências profissionais e de forma isenta de preconceitos. Melhora o nível de comunicação entre a organização e as pessoas, possibilitando uma maior transparência na negociação de expectativas mútuas entre ambos. A Administração de Carreiras dá o instrumental conceptual e técnico para que a empresa efective uma administração estratégica dos seus recursos humanos, onde pode direccionar e integrar as diversas práticas de gestão de pessoas. Perante um aumento da complexidade técnica das