ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL
Sabemos que hoje em dia a qualidade é um dos principais tópicos buscados pelas organizações para melhoramento e aperfeiçoamento, uma vez que os consumidores exigem mais nos dias atuais.
Não há empresa que sobreviva sem uma inspeção de qualidade, sem um controle de produção, onde haja detectação de imperfeições.
As organizações preocupadas com a porcentagem de vendas e grau de aceitação no mercado, acabam partindo por um sistema mais seguro e completo em questões de qualidade.
O TQM é um deles, que coloca a frente a satisfação e manifestação do consumidor. Não tem como vender um produto, sem que seja desejado por alguém. O desempenho da empresa deve sim ser em base as expectativas de cada consumidor, uma vez que são eles quem aprovam e desaprovam os produtos.
No TQM geralmente o consumidor e fornecedor, andam juntos, e suas opiniões e satisfações, entram no auge das mudanças dentro das organizações.
A organização busca fazer certo uma vez, para que depois não precise perder tempo refazendo o que já foi feito.
Obedece á alguns critérios, onde a formação das idéias e sugestões externas e internas, dá direito a novos processos e transformações.
Para que o TMQ funcione é necessário uma estratégia de qualidade bem elaborada, um grupo de comando para orientar a iniciativa, um apoio total da alta direção, melhorarias baseadas em grupos, um esquema de incentivo e reconhecimento dentro do processo, e um treinamento apropriado.
Dentro desse processo há outros sistemas que colaboram a qualidade total, a ISO9000 por exemplo, é um sistema de padrões e normas que faz com que exatamente tudo siga os mesmos passos, sempre da mesma maneira, com intuito de não haver erros. De serem feitos sempre com qualidade absoluta.
Desta mesma forma outros sistemas se encaixam para resolver as questões de qualidade na empresa.
Com base no que foi estudado, posso constatar que há sim, a possibilidade de implantação de um desses sistemas dentro da