Administração científica
ORIGEM
A - Crescimento acelerado e desorganizado das empresas, motivado pela segunda Revolução Industrial;
B - A necessidade de aumentar a eficiência e a competição, das organizações para enfrentar a competição, criando-se métodos científicos em substituição à improvisação; FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Fundador da administração Científica, nasceu na Pensilvânia, Estados Unidos, iniciou sua carreira profissional como operário em pequenas oficinas e mais tarde tornou-se engenheiro, publicou 5 livros e deu inicio aos seus estudos, sobre os problemas da produção e pagamento.
O PRIMEIRO PERÍDO DE TAYLOR
Início dos estudos, feito de baixo para cima, ou seja, das partes para o topo, tentou aplicar suas conclusões em 1.889. vencendo enormes resistências às suas idéias. Neste mesmo período é publicado seu livro "Administração de Oficinas", preocupou-se exclusivamente com as Técnicas de Racionalização do Trabalho, através de estudos de tempos e movimentos.
Destacou três princípios as Funções de Supervisores, ou
Elementar, que são:
Supervisão
1º. - Seleção Científica do Trabalhador : atribuir ao trabalhador a tarefa mais elevada possível, de acordo com aptidão pessoal de cada um;
2º. Tempo Padrão: solicitar ao trabalhador uma produção nunca inferior ao padrão estabelecido;
3º. Plano de Incentivo Salarial: atribuído ao trabalhador tarifas remuneradas, por unidade produzida, sendo satisfatório àqueles que alcançassem o padrão, e muito mais satisfatório para aqueles que ultrapassassem o padrão.
TAYLOR
fundamentada:
destacava
com
seus
métodos
as
seguintes
características
A - A Ciência em lugar da improvisação;
B - Seleção e treinamento de trabalhadores;
C - Divisão do trabalho e das responsabilidades, sendo: o planejamento a cargo da gerência, e a execução a cargo dos operários.
1
Universidade Paulista_UNIP
Profº Márcio Maia
O SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR
Corresponde a