Administração cientifica
Frederick Taylor revigorou o sistema de pagamento por peça ou tarefa, onde os patrões pretendiam ganhar em alto numero durante a hora em que fixava o preço da tarefa, enquanto os trabalhadores produziam menos à compensar o valor pago por tal levando –o a estudar o problema de produção à tentar uma solução para modificar o padrão da época.
Como inicio, junto aos operários, Taylor efetuou a analise das tarefas de cada um, decompondo os movimentos e processos dos trabalhos, aperfeiçoando e racionalizando. Notou que mesmo o operário mais produtivo era igualmente remunerado ao colega que produzia menos, acomodando-se, perdendo o interesse e produzindo menos do que era capaz. Dando-se a necessidade de criar condições de pagar mais aos operários que tivessem um melhor desempenho. Dizendo: 1. O objetivo da administração era pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção. (Principio do planejamento) 2. Para realizar tal objetivo, a Administração deveria aplicar métodos de pesquisa e experimentos para formular a melhor maneira de executar tarefas. (Principio da preparação dos trabalhadores) 3. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas sejam compatíveis. (Principio da execução) 4. A administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores, para garantir permanência desse ambiente psicológico. (Principio do controle)
Taylor buscou aplicar às operações manuais as mesmas técnicas utilizadas a operações com máquinas. Ele insistiu na distinção entre filosofia e as técnicas da administração cientifica, sendo elas: * Estudos de tempo e movimentos * Padronização de