Resumo 1ª capitulo las casas - marketing: uma introdução
MARKETING: UMA INTRODUCAO
1 – Por que estudar marketing
Segundo o autor uma das principais razões para estudar marketing é pela sua grande participação na vida diária dos consumidores. Além disto, a flexibilidade, no que diz respeito a “caminho a seguir”, também chama atenção já que o marketing pode abrigar pessoas com diferentes ideias ou inclinações.
2 – O que é marketing
Por volta de 1954 o termo foi traduzido do inglês para mercadologia, porém a significação real do termo seria ação de mercado. Já em 1960 a associação americana de marketing definiu-o como “o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”. Mesmo com esta definição sendo vista por muitos como incompleta, é a definição utilizada pelo livro.
2.1 – Caso Champion
Foi feito o estudo do caso dos relógios Quartzo, onde ele explica os passos utilizados para a inserção do novo produto no mercado. O primeiro passo a ser visto foi a preocupação com a relação custo/benefício, já que o produto era feito de borracha. Foi optado pela empresa agregar valor ao produto estendendo o seu prazo de validade para 4 anos e dando ao consumidor a possibilidade de trocar as pulseiras e tornar cada artigo único. A promoção do produto foi feita em revistas e jornais, alem de uma promoção maciça junto aos varejistas.
2.2 – Composto de marketing
Nesta parte do capitulo o autor demonstra o plano dos 4P`s, criado por E.Jerome McCarthy. Sendo estes: - Produto - Preço - Praça ou Ponto de venda - Promoção
Estas também são chamadas de variáveis controláveis.
Esta denominação já foi mudada por alguns outros autores, que citam os 6P`s, 8P`s, 4C`s, dentre outros, porém o autor explica que não houve uma necessária mudança, e por conta disto prefere seguir com a explicação dos 4P`s.
2.3 – Conceito de Marketing