Crise da previdência social
R: O discurso dominante da falência da previdência publica freqüentemente relacionada a um dramático problema demográfico de envelhecimento da população em função do aumento da expectativa de vida e da baixa de natalidade. 2) Apesar de algumas mudanças ao longo dos anos 90, no sistema de seguridade social no Brasil quais são ainda suas características?
R: O regime de repartição continua a caracterizar-se pela universalidade da cobertura, muito embora sua implementação dos princípios constitucionais. 3) No diagnostico do Mistério da Fazenda, quais são os objetivos principais da reforma da previdência?
R: 1) Recompor o equilíbrio da previdência publica, garantindo-se sua solvência no longo prazo, isto é, a existência dos recursos necessários ao pagamento dos benefícios pactuados;
2) Reduzir as distorções nas transferências de renda realizadas pelo estado que, como será visto adiante, agravam nossa elevada desigualdade de renda;
3) Reduzir a pressão sobre os recursos públicos crescentemente alocados a previdência, permitindo recompor a capacidade de gasto publico em áreas essências a retomada do crescimento econômico e em programas sociais.
4) Havendo déficits crescentes da previdência qual a conseqüência nas contas publicas?
R: Conduziu a resultados perversos no nível de produção e no mercado de trabalho. 5) Diante desse quadro, qual é a afirmação do autor sobre a crise do sistema de seguridade social e o objetivo do artigo?
R: O sistema abrange as áreas de saúde, assistência social e previdência social e previdência, a ênfase recairá sobre o sistema previdenciário, mais especificamente, sobre o RGPS. 6) No calculo do saldo previdenciário o que o autor denuncia e baseado em que argumento?
R: Que todas as receitas devem ser alocadas para a