Cartilha cidadã lei de introduçao ao codigo civill
251 palavras
2 páginas
Nota PréviaMais uma vez a situação se repetiu. O livro esgotou-se sem que houvesse oportunidade de me ocupar da sua actualização. Também aplaudi o desejo do Dr. Henrique Sousa Antunes de se concentrar exclusivamente na preparação das provas académicas que o reclamavam. A sua colaboração competente circunscreveu-se, assim, à 4.ª edição. Renovo-lhe apreço e agradecimento.
Certo é que o tempo rodava e as alterações legislativas, inclusive de raiz comunitária, tornaram-se frequentes e algumas delas complexas, abrangendo aspectos pontuais ou nucleares do sistema. Nada me surpreenderam os reiterados incentivos, de atentas proveniências, para que promovesse, uma edição posta em dia. Acredito, com efeito, na utilidade de obras de feição descritiva que forneçam, uma primeira visão geral, cuidadosamente actualizada, das matérias de que se ocupam. Neste caso, quase diria, inspirado no modelo dos clássicos «Kurz-Lehrbücher», o livro dedica-se às instituições básicas do nosso direito civil.
Continuando diversos compromissos a impedir-me de empreender, a breve prazo, em percurso solitário, a tarefa árdua que se impunha, apreciei a disponibilidade do Próf. Doutor António Alberto Vieira Cura para uma colaboração empenhada. Conheço os seus dotes intelectuais, a sua preparação científica, o seu gosto pela enciclopédia jurídica e o escrúpulo que põe na execução dos encargos que assume. Enfim, encontrei quem acompanhasse outro regresso seguro desta espécie, de filho pródigo que o presente livro tem sido.
Não se demarcam áreas de maior ou de menor intervenção.
Mantenho a plena responsabilidade da autoria.
Coimbra, 20 de Outubro de