Eventos - como criar, estruturar e captar recursos
SARLET, Ingo Wolfgang.
Estrutura do livro: Prefácio, Introdução, nove capítulos, bibliografia, glossário, índice de sites e anexo – Cem maiores investidores nas leis Rouanet em 2004.
Resumo: A referida obra trata do planejamento de um evento, a fim de proporcionar ao leitor diretrizes para realizá-lo de uma maneira eficiente, a partir de casos ilustrativos e informações de ordem prática. Devido à sapiência em organizar eventos tornar-se cada vez mais insuficiente, a autora busca agregar ao seu livro um valor didático, direcionando-o especialmente aos profissionais e estudantes de eventos que sentem a deficiência de uma obra mais clara em relação ao tema. Métodos utilizados: a autora usou de sua própria experiência com eventos, gestão e marketing, além de seu outro livro já publicado para escrever esta obra.
CAPÍTULO 1 – Geração, seleção e teste de ideias para eventos
As fontes de geração de ideias são inúmeras e podem ser classificadas em duas categorias: internas e externas às empresas. (p. 02)
No processo rápido de seleção de ideias proposto pela autora, dois critérios são analisados: demanda e competência interna. (pg. 06) Ao selecionar uma ideia entre várias, é preciso analisar se ela representará valor real e único ao cliente e se irá perdurar no longo prazo. Isso significa avaliar seu grau de inovação ou diferenciação no mercado. (p. 08) Uma vez gerada, selecionada e testada a melhor ideia entre as cogitadas, o promotor enfrentará a próxima etapa do processo, que consiste na estruturação da ideia selecionada (p.10)
CAPÍTULO 2 – Estruturação da ideia de um evento em projeto
O conceito do evento é resultado da definição de três itens: tema central, missão e objetivos (...). (p. 11)
Quanto mais segmentado for o evento, maior será a probabilidade de se obter