administraçaõ de pessoas
Prof. Renan R. S. Castro
Acadêmica: Alessandra Pereira Maciel
Exercício 5 – Resenha do texto Gestão de pessoas ou gestão com as pessoas?
Por Rubens de Araujo Amaro
O texto de Rubens de Araujo Amaro, conta o percurso das pessoas dentro das organizações desde a época de Henry Fayol, até os tempos de hoje. Sempre se buscou que o trabalhador desempenhasse atividades ligadas a sua área de conhecimento ou formação, porem não precisamos entender muito das organizações para saber que a realidade é outra, funcionários com desgosto pelo trabalho, com medo, inseguros, com angustias, sentindo-se alienados, humilhados, impotentes, etc.
De acordo com o autor, não há uma forma exata para responder o motivo destes sentimentos quem vem apresentando nos funcionários/trabalhadores de grande maioria das organizações, e sim indicar alguns bons e razoáveis motivos.
Pode-se associar questões desde a implementação da mecanização nas organizações onde muitas pessoas foram substituídas pelas maquinas, sendo que essa mecanização trouxe muitos ganhos para a humanidade, deixando-os livres das competições. O aparecimento do computador, a era da internet, de robôs no ambiente de trabalho exigem que o trabalhador esteja em sintonia com as novas tecnologias. Porem há uma exigência constante: qualificação profissional, e em alguns segmentos, uma mudança bastante significativa do perfil do trabalhador.
Esse fato fica bastante claro no trecho a seguir do texto:
A vida corporativa é rotinizada com a precisão de um relógio. Espera-se que as pessoas cheguem à empresa numa hora determinada; desempenhem atividades pré-estabelecidas, padronizadas, mecânicas e repetitivas; descansem em horários marcados e retornem ao trabalho planejado para o dia seguinte; o ritmo de trabalho é ditado pelas máquinas e equipamentos.
Até nos dias de hoje busca-se que os funcionários comportem-se de forma totalmente previsível, bem como modelos militares,de uma forma muito rígida.