Administraçao cientifica
A abordagem da Escola da Administração Cientifica se baseia nas tarefas da organização; O nome dessa escola se deve à tentativa de aplicar métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial. Seus princípios são: a observação e a mensuração; A Administração Científica iniciou-se no começo do séc. XX com Frederik Taylor e provocou uma revolução na indústria da época.
Sobre Taylor: • Nasceu em 1856, na Filadélfia, EUA. Faleceu em 1915, era engenheiro, educado nos rígidos padrões dos Quaker. Por esta educação, desenvolveu uma forte disciplina e devoção ao trabalho e à poupança. • Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co. até ser promovido a engenheiro quando se formou pelo Stvens Institute. Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou tarefa. O preço era determinado pelos patrões, enquanto os operários produziam num ritmo que pudessem contrabalançar o pagamento. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar atender tanto aos patrões quanto aos operários.
Primeiro período de Taylor • Corresponde à publicação do livro Administração de Oficinas, em 1903 → técnicas de racionalização do trabalho, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study). • Taylor efetuou uma análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.
Para Taylor • O objetivo da Administração é pagar salários melhor e reduzir custos de produção. Para isso a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações. • Os empregados devem ser cientificamente selecionados e treinados para aperfeiçoar suas aptidões. Devem colocados em condições adequadas de trabalho, para que executem suas tarefas e a produção seja cumprida. • A Administração