Doenças, ave hemorragico, dpoc, ca de cabeça pescoço, colon, leucemia e linfoma
Câncer é um grupo de doenças que ocorrem quando as células se tornam anormais(mutantes) dividindo-se e formando mais células , sem controle ou ordem.
O câncer e resultado de uma serie de alterações nos genes que controlam o crescimento e o comportamento celular.
A ocorrência e a falta de controle dessas alterações genéticas são objeto de intensas pesquisas medicas em todo o mundo.
Alguns desses genes são hereditários e seus portadores podem ter predisposição ao câncer , enquanto outros tipos de câncer são considerados esporádicos.
Câncer de cabeça e pescoço
Fatores de risco
O uso concomitante do álcool e do tabaco é o fator de risco mais importante. Isoladamente, o etilismo e o tabagismo também representam fatores de risco. Outros são: má higiene oral, inalação de compostos industriais, infecção pelo vírus EBV (relacionada ao câncer de nasofaringe), exposição ao níquel (associado ao câncer de seios paranasais).
Sinais de alerta
Úlcera, ou afta que não cicatriza. Dor. Rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar.
Sangramento e obstrução nasal, com inchaço, sensação de mau cheiro. Gânglios aumentados no pescoço.
Diagnóstico precoce
Tem altas chances de cura se diagnosticado precocemente. O diagnóstico pode ser feito com o exame físico, através de simples inspeção. Faz-se a biópsia das lesões suspeitas.
Tratamento
Depende muito do estadiamento. A cirurgia é o método preferencial, levando a maior chance de cura. Só é possível em estágios iniciais. Nos casos mais avançados, quimioterapia e radioterapia têm papel importante. A quimioterapia pode ser feita antes da cirurgia ou da radioterapia, para diminuir o tamanho do tumor, e melhorar as chances de sucesso do tratamento. Pacientes com doença avançada, com acometimento de linfonodos, devem receber radioterapia nos linfonodos, ou cirurgia para sua retirada. Em caso de recorrência após o tratamento, pode ser tentada nova cirurgia ou radioterapia. Quimioterapia pode ser