Acidificação nos oceanos
Sumário para Formuladores de Políticas Públicas Segundo Simpósio sobre Oceanos em um Mundo com Elevado CO2
PATROCINADORES
SIMPÓSIO SOBRE OS OCEANOS EM UM MUNDO COM ELEVADO CO2
O Segundo Simpósio sobre os Oceanos em um Mundo com Elevado CO2 foi real-
RECOMENDAÇÕES Os efeitos adversos só podem ser evitados ao se limitar os níveis atmosféricos de CO2 no futuro.
izado entre 06 e 09 de outubro de 2008, no Museu Oceanográ co de Mônaco, sob o prestigioso patronato de Sua Alteza, o Príncipe Alberto II. A reunião congregou 220 cientistas, de 32 países, que avaliaram o conhecimento cientí co atual dos impactos da acidi cação oceânica sobre a química e os ecossistemas marinhos e abordaram as perspectivas socioeconômicas e de formulação de políticas públicas devido a estes impactos.
Este documento reúne, de forma resumida, pesquisas recentes apresentadas no simpósio. Os resultados estão sintetizados em um relatório cientí co (Prioridades de Pesquisa para a Acidi cação dos Oceanos, 2009), disponível no site: www.ocean-acidi cation.net.
Contextualização
Anualmente, os oceanos absorvem cerca de 25% do CO2 emitido para a atmosfera pelas atividades humanas, reduzindo drasticamente o impacto deste gás de efeito estufa sobre o clima. Quando o CO2 se dissolve na água do mar, forma-se o ácido carbônico. Este processo, denominado de acidi cação oceânica, está tornando a água do mar mais corrosiva para conchas e esqueletos de numerosos organismos marinhos, bem como afetando seus processos de reprodução e siologia. Esses impactos já foram detectados em organismos vivos de diversas regiões do planeta. Dentro de décadas, a química dos oceanos tropicais não sustentará o crescimento dos recifes de corais e grandes extensões dos oceanos polares se tornarão corrosivas aos organismos marinhos calci cadores. Estas alterações terão impacto sobre a cadeia alimentar, a biodiversidade e os recursos pesqueiros.
É necessário criar uma rede global de