Administraçao cientifica
Seu surgimento está totalmente ligado a revolução industrial e a Guerra de Sessesão.Estas trouxeram um crescimento acelerado na população e ocasionou uma enorme porcentagem no êxodo rural, aumentando o tamanho das cidades, ocasionando muita pobreza e a necessidade de trabalhar. Com esse crescimento populacional, ocorreu crescimento desordenado nas indústrias e empresas também. Para este crescimento era necessário um maior planejamento nas empresas, mas não de improviso e sim algo baseado em estudos. Pensando nisso que Frederick Winslow Taylor se tornou o pai da Administração Cientifica.
Frederick W. Taylor foi um engenheiro mecânico americano, que começou como operador de máquina, técnico em mecânica e operário. Com seus estudos, teorias e principalmente a utilização de métodos científicos na administração das empresas foi chamado de “O pai da Administração Cientifica”. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Taylor se dedicou amplamente nas atividades da empresa chamada Midvale, lugar em que trabalho desde o inicio.
Algumas das principais características do Taylorismo, ou administração cientifica, são: divisão das tarefas de trabalho dentro da indústria, com isso especializar o trabalhador ao máximo dentro de sua designada função. Analisar os processos produtivos para encontrar um método de aperfeiçoar e maximizar a produção, mas ao mesmo tempo diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos operários. Padronizar a produção para reduzir custos e