Administrativo
PROVA OBJETIVA
1. A língua de sinais brasileira (libras) é reconhecida como meio legal de comunicação da comunidade surda brasileira através da Lei 10.436/2002. Pode-se afirmar que essa conquista foi possível devido a. à organização e luta da comunidade surda no Brasil, em conjunto com intérpretes, professores e familiares de pessoas surdas. b. ao reconhecimento internacional da libras como segunda língua da pessoa com surdez. c. ao bom rendimento escolar dos surdos em decorrência do uso da libras na sala regular e, por isso, a necessidade de legalizá-la. d. ao interesse do governo Lula que teve como principal característica dar apoio aos movimentos sociais voltados para a defesa da inclusão de pessoas com deficiência. e. à grande pressão feita por movimentos religiosos a fim de utilizar a libras como meio de catequizar os surdos.
2. O Decreto 5.626/2005, em seu Art. 2º, define as características que a pessoa deve apresentar para ser considerada surda. De acordo com esse decreto, a pessoa surda é aquela que a. apresenta perda auditiva de 70 a 90 dB, apresentando total perda de audição em ambos os ouvidos. b. é usuária da língua de sinais brasileira em ambas as comunidades: surda e ouvinte. c. devido à surdez, interage com o mundo por meio de experiências visuais e manifesta sua cultura através da libras. d. é usuária exclusivamente da língua de sinais brasileira, rejeitando inclusive o uso da língua portuguesa. e. frequenta a comunidade surda e participa efetivamente das associações e de seus eventos políticos e sociais.
3. O Decreto 5.626/2005, em seu Art. 13, postula que o ensino da língua portuguesa como segunda língua deve ser incluído na grade curricular dos cursos de formação de professores que irão atuar desde o ensino infantil ao superior, assim como nos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa. Dessa forma, assinale a alternativa que condiz com o método