Administrativo
Matrícula: 14115060134
Administração-Saquarema
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
1. Examine as causas fundamentais da crise da economia colonial no Brasil; (3,0 pontos).
2. As experiências de utilização da mão-de-obra imigrante na cafeicultura brasileira
(sistemas de parceria e colonato) foram substancialmente diversas. Analise suas diferenças e os principais determinantes do fim do sistema de parceira e do deslanche do sistema de colonato; (4,0 pontos)
3. A última década do século XIX no Brasil foi marcada por uma recorrente desvalorização cambial, com consequências importantes para a condução da política econômica. Explique as principais causas deste processo. (3,0 pontos).
1- R: A partir de meados do século XVII, houve declínio do preço da cana(elemento-chave no sucesso da empresa colonial) no mercado externo devido ao aumento da oferta com a produção antilhana. A economia canavieira deixou de ser lucrativa, os baixos custos operacionais permitiram apenas manter o negócio, mas não ampliá-lo. A crise da economia colonial agrícola decorreu da expansão dos mercados na colônia, resultado direto do aumento da população e do incremento da produção, surgindo assim conflitos e interesses entre colonos e metrópole. O segundo aspecto eram os efeitos da Revolução Industrial, que com suas novas técnicas produtivas ampliavam largamente o crescimento, gerando a necessidade da busca e incorporação de novos mercados.
2 -R: O sistema de parceria visava contratar trabalhadores dispostos aos serviços na lavoura, recebendo em troca lotes de pés de cafés adultos-preparados, portanto, para produção. Metade do valor da colheita seria dos imigrantes, mas após a dedução dos custos de transporte, impostos e comissões. Apesar do conceito de parceria, todo processo de comercialização e contabilidade ficava a cargo do proprietário. Já o sistema de colonato, ao contrário do sistema