Administradora
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
O EMBRIÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Salvador, 2014.
AMANDA CAROLINE BARBOZA SANTOS.
O EMBRIÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Salvador, 2014.
O EMBRIÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Revolução Industrial A Revolução Industrial foi marcada pela migração rural em que o homem e sua família foram para as cidades trabalhar em fábricas com jornadas de trabalho de 12 a 16 horas por dia. Foram deixados para trás a agricultura de subsistência dando lugar para a produção em larga escala. O capitalismo foi tomando forma em uma sociedade que começava a visar o lucro. Dentre todas as transformações são criadas as máquinas a vapor uma inovação naqueles tempos. Durante o apogeu da Revolução sentiu- se a necessidade de atender a demanda em grande crescimento e de manter a ordem nas fábricas, foi nesse momento que surgiu a Administração que conhecemos hoje em dia tornando os recursos mais eficazes.
Homens que com suas ideias e atitudes mudaram a história originando os princípios da administração, são eles:
Robert Owen e New Lanark- Rico industrial inglês que se transformou em um dos mais importantes socialistas utópicos mediante a criação de várias comunidades industriais.
Em 1800, Owen adquiriu uma fiação em New Lanark. Trabalhavam nessa fábrica cerca de 2.000 pessoas, inclusive 500 crianças com idade de até 5 anos. Com muita paciência e simpatia, Owen começou uma experiência em administração iluminista e paternalista, com base em sua crença em que o ser humano era produto do meio e, portanto, podia ser melhorado. Entre os benefícios que ofereceu a seus trabalhadores, estavam moradia, educação gratuita para crianças e um armazém sem fins lucrativos. A idade mínima para o trabalho foi aumentada de cinco para dez anos e o dia de trabalho foi reduzido, para