administradora
Ambientação 1: Reflexão – Quem é mais arriscado avião ou ônibus?
Resolução
Utilizando o sistema internacional de unidades, temos os cálculos conforme a tabela abaixo.
Da tabela acima, avaliando pelo perigo, o avião é mais danoso, pois a Energia potencial gravitacional do avião é 29.333 vezes maior que o ônibus, eliminando qualquer possibilidade de sobrevivência já que o potencial de destruição é muito maior.
A conta da Energia Cinética, conforme a tabela, prova que a do avião é 616,42 vezes maior que o ônibus.
Portanto a energia Mecânica Total do avião é maior que o ônibus 2.729,23 vezes.
Daí concluímos que o avião é muito mais perigoso que o ônibus.
Agora, avaliando a questão pelo risco:
Segundo informações de dados Euopeus, indica que ao andar de ônibus, o passageiro se expõe a um risco equivalente a 0,7 mortes/100 milhões por quilômetro.
Em um avião o risco é 20 vezes menor.
Mas, de acordo com o que temos na apostila, devemos avaliar a questão pelo tempo de exposição. Daí o ônibus ganha. Veja:
De acordo com os mesmo dados europeus, ônibus e trem se tornam os meios mais seguros (duas fatalidades por 100 milhões de pessoas por hora de viagem), enquanto que o avião seria 8 vezes mais frequente, desta feita, não tão mais seguro do que ir de ônibus ou a pé (que empatam, com 25 fatalidades por 100 milhões de pessoas por hora de viagem).
Portanto, se considerarmos a conclusão por quilômetro percorrido, o Avião é menos arriscado. Se considerarmos por tempo de exposição, o ônibus é menos arriscado.