administradora
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Facip-Ufu
Roteirização e Mapas Digitais
Ituiutaba
2014
1. Introdução
Este estudo visa demonstrar o que consiste a roteirização, em que ela é utilizada, suas vantagens e desvantagens. Foi definido o termo, demonstrado alguns exemplos de software, demonstramos alguns modelos de rotas (pétala, estrela), relatamos a utilização do SIG que é de fundamental importância para o mapeamento digital e qual a utilização dos mapas digitais.
2. ROTEIRIZAÇÃO
Roteirização é uma palavra derivada do inglês “routing” para designar processos de roteiros ou seqüência de paradas a serem cumpridos por veículos de uma frota. Ou seja, roteirização de transporte é uma nova tendência necessária para realização de forma sistematizada das entregas. Através de softwares integrados, consegue-se estabelecer uma seqüência otimizadas destas entregas, visando satisfazer as necessidades dos clientes. Resumidamente Laporte et al. (2000) diz que roteirização de veículos consiste em definir roteiros de veículos que minimizem os custos totais de atendimento, assegurando que cada rota não exceda a capacidade dos veículos.
1.1. Problemas de roteirização
Os problemas de roteirização de veículos podem ser entendidos a partir das necessidades de atender os clientes dispersos geograficamente, com demandas conhecidas partindo de um depósito central (BODIN, 1990). Esses problemas podem ser classificados de várias categorias e tipos como:
Caixeiro Viajante
O folclórico caixeiro viajante (no inglês travelingsalesmanproblem, ou TPS), consiste em encontrar roteiros e seqüência de cidades à serem visitadas que minimizem a distância total percorrida.
Função objetivo
Minimizar os custos totais de distribuição através de utilizar mais os recursos disponíveis e minimizar custos fixos (custo de compra de veículos, salário dos motoristas, seguros de frota, taxas, etc), visando diminuir, o máximo