Administrador de banco de dados
Além de guardar os arquivos, visa zelar pelas condições dos mesmos, pela segurança dos dados, acessibilidade, desempenho das máquinas e processos e no desenvolvimento de equipe de testes de todo o planejamento de banco de dados.
Na prática, busca a melhor maneira de organizar, selecionar e armazenar todos os dados, avaliando não somente a parte técnica, mas as pessoas que irão utilizá-los.
É responsável por altera e testa todos os procedimentos de edição de formulários, relatórios e demais formas de informações a serem apresentadas aos seus clientes, antes de abrir acesso dos dados aos seus usuários, bem como gerenciar o direito de acesso de cada setor e pessoa.
O banco de dados deve ser simples e eficaz, para isto é necessário o trabalho de um administrador de dados que saiba projetar, instalar, atualizar, modificar, proteger, e consertar erros na plataforma e nos bancos de dados. Nestas funções há o trabalho de personalização e suporte de todo conteúdo de um determinado banco de dados e informações, alem de ter certa facilidade de aprendizado e implementação de novas tecnologias, facilidade de comunicação com diferentes níveis de organização e suporte trabalhar sobre pressão.
Um bom administrador de banco de dados deve ter certas habilidades em: * Conhecimentos na linguagem estruturada SQL. * Conhecimentos em estrutura de banco de dados, mais precisamente em diagrama entidade-relacionamento. * Entendimento básico de arquitetura de computadores (exemplo: servidores, internet/intranet). * Um bom entendimento do funcionamento dos sistemas operaracionais. * Domínio de SGBDs tais como Microsoft SQL Server, PostgreSQL, MySQL, Oracle database.
O profissional