Karl marx
Karl Marx
Biografia
Karl Marx nasceu em Trier, no ano de 1818. Estudou direito e filosofia em Bonn, obtendo o doutorado logo após. Depois de um tempo voltou para o jornalismo onde colaborou com varias revistas. Suas posições políticas lhe valeram muitas expulsões, que o levaram a percorrer a Europa. Tendo feito amizade com Friedrich Engels, Marx entrou na politica com a criação de comitês operários que se fundiram com a Liga dos Justos, movimento revolucionário britânico. Morreu em Londres, em 1883.
Contexto Histórico
O próprio Marx explicou, sua obra teve uma origem tripla: a filosofia de Friedrich Hegel, a economia politica inglesa de David Ricardo e o socialismo francês. Leitor crítico dos clássicos ingleses, ele apontou as disfunções intrínsecas à economia capitalista, revelando a oposição de interesses entre a burguesia e o proletariado.
Proposta econômica
O marxismo é, em primeiro lugar, uma critica da economia politica clássica. Marx refuta a analogia smithiana entre a divisão do trabalho na sociedade e a divisão do trabalho na manufatura, como Smith havia apresentado. A divisão social do trabalho apresenta agentes produtivos independentes submetidos à anarquia do mercado. A divisão manufatureira, imposta aos trabalhadores segmentados, certamente desenvolve para a dominação do capital sobre o trabalho, mas contribui para a dominação do capital sobre o trabalho, pois a concorrência entre os produtos supõe que cada um deles rivalize com todos os demais na questão do preço. Este era o pensamento de Marx. Porém, isto ocorre uma separação entre o agente produtivo e o produto de seu trabalho, uma sujeição do homem à maquina e aos ritmos impostos pelos proprietários dos meios de produção, tornando-se assim uma engrenagem da indústria.
Marx substitui a explicação malthusiana por uma lei demográfica própria do sistema capitalista. Marx critica em Malthus o excesso de abstração em sua análise das relações