Cultura hindu
O termo “hindu” é antigo e tem origem persa, que significa “o (povo) que vive do outro lado do rio (Indo)”.
Conhecer a vida, a cultura e a religião dos Hindus é uma verdadeira viagem de curiosidades, mas é preciso saber como surgiu e de onde veio o termo Hindu e qual o seu significado. A índia é um dos países que atualmente mais chamam a atenção, além do crescimento econômico e da população, pela coexistência de desenvolvimento, pobreza e religião, e é nela onde habitam a grande maioria dos Hindus.
A sociedade da Índia era composta por três principais núcleos de povoadores, os aborígines, assentados nos vales do Indo e do Ganges, os drávidas, de origem asiática, e os árias, de origem europeia. Estes que por sua vez há haviam alcançado certo grau de cultura.
O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje, o Hinduísmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua história.
Na primeira fase, chamada de Hinduísmo Védico, cultuava-se deuses tribais como Dyaus (deus do céu, deus supremo) que gerou outros deuses. Na segunda fase, a partir de adaptações de outras religiões, surgiu o Hinduísmo Bramânico que cultuava a trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Shiva (divindade destruidora).
Na terceira fase percebem-se diferentes adaptações influenciadas por religiões a partir do cristianismo, islamismo e outras. O Hinduísmo Híbrido surgiu então como a agregação de diversas influências.
O nascimento de um dos povos mais importantes da Ásia remonta de meados do segundo milênio a.C., quando os drávidas iniciaram a ocupação da região da Índia conhecida como Pendjab – ou Punjab, a “região dos cinco rios” -, próximo ao rio Indo e, assim como os harappeanos, que viviam no Paquistão, alcançaram um relativo desenvolvimento a partir do