A figura do administrador do banco de dados
O termo DBA é a sigla de DataBase Administrator (Administrador de banco de dados). Esse profissional de uma maneira geral é o responsável pelo banco de dados. Entre algumas das responsabilidades de um DBA estão:
Segurança do banco de dados
É responsabilidade do DBA, garantir que os dados estejam seguros quanto a acessos indesejados atribuindo os níveis de permissões adequados aos usuários de banco de dados.
Recuperação e disponibilidade
O DBA deve seguir procedimentos de cópia (BackUp) como forma de contingência a possíveis desastres (falhas de hardware, invasões, alterações acidentais, etc). É igualmente importante que o DBA realize testes sobre essas cópias para garantir que as mesmas funcionam e estarão disponíveis quando necessárias. Também é responsabilidade do DBA realizar tudo o que estiver ao seu alcance para que o banco de dados fique disponível o maior tempo possível.
Desempenho
Dadas as possíveis limitações, é papel do DBA providenciar o melhor desempenho possível do banco de dados. Isso inclui atividades como otimização de consultas, utilização da infra-estrutura (disco, memória, processador, etc) de forma adequada, monitoração do ambiente, etc
Suporte a equipe de desenvolvimento
É imprescindível que haja uma boa relação entre o DBA e a equipe de desenvolvimento. Através dessa relação é possível a troca de conhecimentos de forma que isso possibilita ao DBA entender melhor as demandas de uma aplicação e propor as soluções mais adequadas para o bom funcionamento do banco de dados. Os desenvolvedores também podem solicitar suporte ao DBA em questões referentes ao banco de dados.
Implementação de Bancos de Dados
O DBA deve realizar uma implementação adequada do banco de dados visando desempenho, escalabilidade, flexibilidade e confiança. Isso inclui ter um bom modelo de dados físico,
Para que o DBA possa exercer adequadamente o seu papel e cumprir com suas responsabilidades