Administrador de bancos de dados
O Administrador de Banco de Dados, ou simplesmente DBA (Database Administrador) tem a função de determinar a melhor forma de organizar e armazenar dados em um banco de dados, utilizando ferramentas de modelagem e programando o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados, por exemplo, Oracle, SQL Server e outros). A análise dos processos e fluxo de dados são parametrizados e analisados de acordo com requisitos levantados, geralmente em entrevistas com os usuários envolvidos. Daí entra a habilidade de Analista de Sistemas, também.
O DBA projeta e desenvolve relatórios e formulários para apresentar as informações de que os seus clientes/usuários necessitam. Além de testes e alterações no banco, para verificar se os fluxos e processos caminham como o esperado. Para manter os dados seguros e protegidos contra eventos inesperados e desastres (lógicos ou físicos), o administrador de banco de dados gerencia os direitos de acesso dos usuários, além de criar e executar rotinas de backup e restore. Essa atividade exige do profissional criatividade, flexibilidade, raciocínio lógico e sistêmico e capacidade de organização, relacionamento e comunicação.
>> Funções
Os especialistas em bancos de dados projetam, instalam, atualizam, modificam, mantêm, ajustam e recuperam BDs. A menos que trabalhem para empresas muito pequenas, eles normalmente fazem parte de um grupo ou equipe de projeto. Os membros da equipe de projeto possa se especializar em diferentes aspectos do trabalho com dados. O DBA elabora, testa e instala novas ferramentas e plataformas. Além de modificar os bancos de dados existentes, desenvolvendo novos códigos de programa visando a otimização dos processos. O analista de projetos de BD projeta e coordena seu desenvolvimento.
Seus deveres podem incluir:
• Suporte técnico aos bancos de dados existentes;
• Personalização de bancos de dados comerciais para necessidades específicas;
• Planejamento e projeto de bancos de