Administrador De Banco De Dados
1. O breve resumo
O Administrador de Banco de Dados, ou simplesmente DBA (Database Administrator) tem a função de determinar a melhor forma de organizar e armazenar dados em um banco de dados, utilizando ferramentas de modelagem e programando o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados, por exemplo Oracle, SQL Server e outros). A análise dos processos e fluxo de dados são parametrizados e analisados de acordo com requisitos levantados, geralmente em entrevistas com os usuários envolvidos. Daí entra a habilidade de Analista de Sistemas, também.
O DBA projeta e desenvolve relatórios e formulários para apresentar as informações de que os seus clientes/usuários necessitam. Além de testes e alterações no banco, para verificar se os fluxos e processos caminham como o esperado. Para manter os dados seguros e protegidos contra eventos inesperados e desastres (lógicos ou físicos), o administrador de banco de dados gerencia os direitos de acesso dos usuários, além de criar e executar rotinas de backup e restore.
2. Qual o perfil profissional de um DBA?
Profissional técnico, com interesse em desenvolvimento, software básico e capaz de ser um gestor. O DBA é um gestor da informação e é ele quem normatiza os modelos e utilização dos dados.
Perfil comportamental
Suportar pressão;
Facilidade de comunicação com diferentes níveis da organização, desde funcionários do nível operacional até o gerencial e diretores;
Facilidade de aprendizado e implementação de novas tecnologias;
3. Qualificação técnica desejada para um DBA;
Os principais requisitos são ter os conhecimentos, as capacitações e a experiência certas para a função, além de ter a atitude e a aptidão adequadas. As qualificações são parte importante da comprovação de sua capacidade. Curso superior normalmente é exigido, mas há muitas outras qualificações acadêmicas e vocacionais reconhecidas, que podem ser obtidas. Além disso, as empresas de TI, como a Microsoft, IBM, a Oracle e