Literatura e musica: romantismo
Introdução
Literatura e a arte de compor trabalhos artísticos, sejam eles em prosa, verso, ou também pode ser um conjunto de obras literárias de uma região, ou de um pais, de uma época.
A musica e a arte e a ciência de ligar ou combinar os sons musicas de um modo agradável associando os trabalhos artísticos as prosas, versos, podendo também utilizar algumas obras literárias para a formação de enredos de samba, musicas etc.
A literatura por ser um movimento de arte,ou de compor trabalhos artísticos esta diretamente ligada a musica pelas suas prosas, versos, trabalhos artísticos de época que formam os enredos e as musicas.
Literatura
Literatura Romântica
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
Foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato na literatura dos séculos XVIII e XIX. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram : amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios. As principais obras românticas são: Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os